Editais-Festivais-Mostras e similares

Em parceria com o MinC, Casa de Rui Barbosa realiza I Congresso de Literatura de Cordel

Fonte e foto: Ministério da Cultura

A literatura de cordel, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial, será tema de um encontro que reunirá pesquisadores e cantadores de cordel de todo o Brasil. O evento será realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

O I Congresso de Literatura de Cordel é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa em associação com a Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC).

Na programação, aulas-espetáculo, conferências, shows, lançamento de livro, feira e exposição, com o objetivo de divulgar, proteger e promover esta expressão literária brasileira, poetas e repentistas. Todas as atividades serão abertas ao público.

“O evento vai nos permitir não só refletir sobre o estado da arte dessa manifestação cultural, como também pensar políticas públicas, nesse momento em que estamos em processo de conferência nacional de cultura, para que a gente consiga sair do encontro com um documento contendo propostas e diretrizes”, destaca o presidente da FCRB, Alexandre Santini.

O Secretário da Sefli, Fabiano Piúba, ressalta a importância do acervo da FCRB, um dos mais relevantes e preciosos da literatura de cordel no Brasil. “Em 2009, realizamos um seminário e esse de 2023 tem o mesmo espírito: estabelecer um ambiente de reflexão e de apresentação de temas, demandas e sugestões para que possamos qualificar a política pública. E estamos nos programando para, em 2024, lançarmos o II Edital de Literatura de Cordel, compreendendo o fomento aos processos de criação, mas também os de difusão, circulação e pesquisa, não só na literatura de cordel, mas também da cantoria, embolada, xilogravura. Um momento muito vital para a qualificação das políticas”, aponta.

Para a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), Márcia Rollemberg, o cordel traz a essência da alma do povo brasileiro, em especial dos nordestinos, com histórias e saberes que atravessam gerações com muito humor. “A pesquisa, preservação e difusão dessa expressão popular tão singular, patrimônio cultural imaterial, tem na Política Nacional Cultura Viva, um dos importantes meios para avançar e fortalecer a rede de pontos de cultura e cordel. Este congresso é fundamental para o compartilhamento de conhecimentos e das demandas destes artistas que fazem parte da nossa identidade nacional”, afirma.

Contando com a parceria da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, do Instituto Cultural da Feira de São Cristóvão e da Comissão de Feirantes, o I Congresso Brasileiro de Literatura de Cordel discute ainda a salvaguarda e difusão da Literatura de Cordel para abordar suas perspectivas no futuro.

Nomes de destaque nesta linha de atuação são o da cordelista indígena, Auritha Tabajara, e integrante do movimento feminista no cordel, Isabel Teixeira, são presenças confirmadas. Também na programação, o professor da Unicamp, Marco Haurélio. Ele ministrará a palestra O voo milenar do pavão misterioso. Além dele, o escritor e pesquisador Bráulio Tavares fará a conferência de encerramento do evento.

Na área de xilogravura o evento traz o historiador da arte, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Everardo Ramos, com palestra sobre o tema.

O público terá a oportunidade de assistir ao show do cordelista Marcus Luccena e à aula-espetáculo da dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana, entre outras.

Acervo raro

Durante o evento, será realizada ainda uma exposição com o acervo de cordel da Fundação Casa de Rui Barbosa, considerado o mais importante do mundo. Com curadoria das pesquisadoras Sylvia Nemer e Maria Fernanda Oliveira, terão visitação livre obras de Leandro Gomes de Barros, considerado o autor e editor do primeiro folheto de cordel impresso, além de publicações de outros poetas como Azulão e Raimundo Santa Helena.

Alexandre Santini ressalta ainda que, de forma inédita, o Congresso articula várias instâncias do Sistema MinC em torno da pauta da literatura de cordel. “A Fundação Casa de Rui Barbosa está em parceria com a Sefli e a SCDC do MinC, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do IPHAN e outras instituições representativas de diversos segmentos. Isso é muito significativo”.

Como encerramento do evento, a curadora Ana Ligia Medeiros anuncia: ”Será elaborada a Carta do Rio de Janeiro – a ser composta em formato de cordel pelo cordelista Crispiniano Neto – como um instrumento a ser oferecido às políticas públicas na área. A leitura da carta será na Feira de São Cristóvão.”

O evento terá transmissão online da mesa de abertura e das conferências principais. As atividades contarão com certificação de participação, mediante inscrição.

O Congresso contará, ainda, com intérpretes de Libras. Para se inscreve, clique aqui. https://doity.com.br/congressobrasileirocordel

Serviço
I Congresso de Literatura de Cordel
Data: 21 a 23 de novembro de 2023
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134 – Botafogo-RJ

Mais informações: Ana Ligia Medeiros Email: analigia@rb.gov.br / analigiabb@gmail.com
Tel. 21-999654241

Entrada franca

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

"Olá! Parece que você está utilizando um bloqueador de anúncios (adblock) em seu navegador. Gostaríamos de lembrar que o nosso site exibe anúncios como forma de financiamento para manter a qualidade do nosso conteúdo e serviços. Entendemos que a publicidade pode ser incômoda em algumas situações, mas pedimos a sua compreensão e colaboração para desativar o adblock em nosso site. Assim, poderemos continuar oferecendo um serviço de qualidade e gratuito para você. Obrigado!"